Conheça Ilhabela


Curiosidades sobre Ilhabela

Ilhabela foi muito freqüentada por piratas, que saqueavam os navios que pela ilha passavam, a caminho do Rio de Janeiro, São Vicente ou Santos. Ficavam de tocaia nas águas calmas do Saco do Sombrio, um esconderijo natural e seguro.

Muitos barcos naufragaram ao redor da ilha, o mais famoso sendo o "Príncipe de Astúrias", que foi ao fundo em 1916 por causa de fortes tempestades e desorientação de suas bússolas. Do grande número de navios naufragados em volta de Ilhabela, seis podem ser explorados por mergulhadores amadores. Operadoras especializadas fornecem equipamentos, transporte e orientação aos interessados nessa emocionante aventura.

Turistas vêm a Ilhabela atraídos pela harmonia entre as belezas naturais e o charme de uma pequena vila com seus diversos atrativos. Suas características geográficas favorecem a prática de diferentes esportes marítimos, como vela, surf e windsurf, e de caminhadas por trilhas na mata. Conhecer as praias mais isoladas em passeios de barco ou escuna é outro ótimo programa. Em Julho, a cidade recebe velejadores brasileiros e estrangeiros para a principal competição náutica do país, a Semana Internacional de Vela, com veleiros de diversas classes.

Na face da ilha voltada para o continente, o mar é de águas calmas, procurado pelos praticantes de vela, windsurf e caiaque. É onde se concentra a pequena área urbana, espremida entre praias e montanhas.

Na face voltada para o mar aberto, as praias apresentam ondas fortes. Algumas pequenas enseadas têm lindas cachoeiras. Para chegar a essa área, é preciso enfrentar estradas de terra, percorrer longas trilhas, ou alugar um barco e circundar a ilha.

Ilhabela situa-se no litoral norte do Estado de São Paulo, em frente à cidade de São Sebastião. É separada do continente pelo canal do mesmo nome. Ilhabela é um município composto pela Ilha de São Sebastião (que todos confundem como sendo Ilhabela propriamente dita) e mais um conjunto de pequenas ilhotas ao redor. "Ilhabela" é a maior ilha marítima do Brasil (330 km2) e possui relêvo bastante montanhoso.

Coberta em 90% pela Mata Atlântica, possui mais de 40 praias (algumas praticamente desertas), e cêrca de 50 cachoeiras. Quase toda a área é protegida por um parque estadual, declarado Patrimônio da Biosfera pela Unesco. Neste cenário, a história, tesouros, lendas e mistérios misturam-se num infindável repertório de belezas naturais. Ilhabela apresenta fauna (marítima e terrestre) e flora bem diversificada. Aves multicores e animais silvestres são freqüentes nos caminhos de trilhas que levam a belas cachoeiras e a picos com vista panorâmica deslumbrante.

A história de Ilhabela é mal documentada. Para alguns historiadores, teria sido descoberta em 1502 pelo navegador italiano Américo Vespúcio. Para outros, o descobridor teria sido Martim Afonso de Souza, que aqui teria chegado em 1532. Sem divergência é o fato de que, em 1785, o Pe. Manoel Gomes Mazagão ergueu a capela de Nossa Senhora d'Ajuda e Bom Sucesso, no local onde seria estabelecida a vila, chamada de Villa Bella, depois Villa Bella da Princesa e Formosa e que em 1944 passou a chamar-se Ilhabela.

Sua população era formada por europeus, escravos e índios. No início de sua colonização, os nativos cultivavam farinha de mandioca e café. No Brasil colonial, produziam açúcar e aguardente. Atualmente, na Fazenda da Toca, vestígios de engenho (máquinas, barris, tonéis) ainda podem ser visitados pelo público.